Jardin des Plantes
Criado em 1635 como jardim medicinal para Luís XIII, o Jardin des Plantes serviu como local de pesquisa para botânicos, médicos e farmacêuticos ao longo de diferentes épocas.
Com o final da Revolução Francesa, o Jardin des Plantes se transformou no jardim botânico, e em 1793 foi instalado nas imediações o Museu de História Natural.
O que ver nos jardins
O Jardin des Plantes possui uma grande extensão e está dividido em diferentes ambientes. Algumas das zonas que valem a pena destacar são as seguintes:
- Ménagerie: Inaugurado em 1794, é um dos zoológicos mais antigos do mundo.
- Labirinto: Uma espécie de ladeira feita com um cercado de arbustos que, como labirinto, deixa muito a desejar.
- Árvores históricas: Espalhadas ao longo do jardim é possível encontrar algumas árvores especialmente chamativas que foram plantadas a partir de 1734.
- Roseiral: Criado em 1990, o roseiral abriga 170 variedades de rosas europeias.
- Jardim alpino: Composto por mais de 2.000 plantas procedentes dos Alpes, Pirineus, América do Norte e Himalaia.
- Museu de História Natural: É composto por diferentes edifícios que se espalham ao longo dos jardins. Se destaca especialmente a Galeria da Evolução, onde se podem encontrar centenas de animais dissecados.
Para visitar os museus é necessário pagar entrada.
Para contemplar a natureza
Embora o Jardin des Plantes seja enorme e possua diferentes ambientes, sua beleza fica ofuscada se o comparamos com os Jardins de Luxemburgo, muito mais animados e acolhedores.
O Jardin des Plantes é um lugar onde se podem contemplar as diferentes espécies vegetais mais que uma zona verde onde descansar.
Horário
Verão: das 7:30 às 20:00 horas.
Inverno: das 8:00 às 17:30 horas.
Preço
Entrada gratuita.
Transporte
Metrô: Austerlitz, linhas 5 e 10; Jussieu, linhas 7 e 10.
Ônibus: linhas 24, 57, 61, 63, 67, 89 e 91.
RER: Austerlitz, linha C.
Lugares próximos
Île Saint-Louis (1 km) Panteão de Paris (1 km) Catedral de Notre Dame (1.3 km) Museu Cluny (1.4 km) Le Marais e Place des Vosges (1.5 km)