Ônibus em Paris

Ônibus em Paris

Uma das formas mais confortáveis e populares para se deslocar por Paris é de ônibus. Os ônibus de Paris contam com mais de 60 linhas diurnas e 40 noturnas.

As vantagens do ônibus são bastante conhecidas: rápido para distâncias curtas e durante o trajeto você vai vendo a cidade. Muitas linhas passam pelo centro, percorrem os cais do Sena e atravessam os bairros históricos

As desvantagens tampouco são uma incógnita: os trajetos longos, especialmente no horário de pico, podem acabar estragando o planejamento do seu dia. Resumindo, para grandes distâncias, o metrô e o RER são opções a levar em conta. 

Horário

O horário dos ônibus em Paris varia muito dependendo da linha. De forma geral, os ônibus circulam de segunda a sábado, das 7:00 às 20:30, embora as linhas principais circulem até as 00:30 horas. Aos domingos e feriados há muitas linhas que não circulam.

Para conhecer o horário de cada linha, o melhor é estar atento às próprias paradas. Nelas, se indica quando sai o primeiro ônibus, o último, sua frequência e os dias de serviço. Às vezes os horários também variam em função do mês. 

Ônibus noturnos (Noctilien)

Os ônibus Noctilien são ônibus noturnos que circulam entre as 00:30 e as 7:00 horas. A frequência desses ônibus é de 10 a 15 minutos nos fins de semana e de 15 a 30 minutos durante a semana. Eles podem ser identificados pela letra N que aparece antes do número da linha. 

Mapa interativo do sistema de ônibus

No seguinte mapa, você poderá ver todos os ônibus: diurnos, noturnos (os que operam a partir das 20:30 horas), noctilien (operam depois das 0:30 horas) e os que circulam aos domingos e feriados. 

Tarifas

Há vários tipos de passagem de transporte: passagem simples, chamada Ticket t+, e abonos diários e semanais, Paris Visite e Passe Navigo.

É recomendável adquirir as passagens com antecedência nas estações de metrô e bancas de jornal. Se você não tem bilhete, pode comprá-lo diretamente com o motorista com uma cobrança extra de 0,20 (US$0,20). Esses bilhetes, no entanto, não servem para fazer transbordo.