RER
Os trens RER de Paris são trens regionais que, além de chegar a lugares próximos, complementam a rede de metrô quando circulam pelo centro da cidade. O significado de RER é Réseau Express Régional.
A principal diferença do RER em relação ao metrô é sua área de ação. Com o RER é possível chegar a pontos distantes, como o Aeroporto Charles de Gaulle, Disneyland ou Versalhes.
Linhas
A rede de trens de Paris tem cinco linhas, mais de 250 estações e quase 600 quilômetros de vias. As linhas são chamadas: A, B, C, D e E. As mais interessantes do ponto de vista turístico são as três primeiras.
- RER A: Conecta a Disneyland Paris com o centro da cidade.
- RER B: Conecta o Aeroporto Charles de Gaulle com o centro de Paris.
- RER C: Chega ao Aeroporto de Orly e ao Castelo de Versalhes.
Como usar o RER
Embora no centro de Paris o RER funcione de forma similar ao metrô, é importante ressaltar dois pontos:
- Existem trens normais e express. Os express não param em todas as estações. Nos painéis informativos é possível ver em que estações o trem para.
- A mesma linha de RER pode ir para vários destinos. É imprescindível estar atento aos painéis da via e confirmar a parada final da linha.
Horário
O horário do RER depende da linha. Vejamos os trajetos mais populares:
- RER B, Charles de Gaulle - Gare du Nord: Primeiro trem às 4:56, último trem às 23:56.
- RER B, Gare du Nord - Charles de Gaulle: Primeiro trem às 4:56, último trem às 00:15.
- RER A, Chatelet les Halles - Disneyland: Primeiro trem às 5:19, último trem às 00:36.
- RER A, Disneyland - Chatelet les Halles: Primeiro trem às 5:13, último trem às 00:20.
Tarifas
As tarifas dos trens RER dependem da distância. Quando se circula pelo centro de Paris (zona 1), o preço é o mesmo que o do metrô e as passagens são iguais. É possível fazer transbordos ilimitados entre os dois meios de transporte durante os 90 minutos de validade do bilhete.
Se o seu destino é o Aeroporto Charles de Gaulle, Versalhes, Disneyland ou outro lugar “longe”, você terá que comprar uma passagem válida para esta zona. As máquinas das estações permitem introduzir o destino desejado e, em função disso, estabelecerá um preço ou outro.
Para se locomover pelo centro de Paris, há vários tipos de passagens de transporte: passagem simples, chamada Ticket t+, e abonos diários e semanais, Paris Visite e Passe Navigo.
Um conselho
O RER faz muito menos paradas e é muito mais rápido que o metrô, por isso é conveniente usá-lo para percorrer distâncias longas. Um trajeto de metrô de 30 minutos pode levar menos de 10 minutos com o trem.