Le Marais e Place des Vosges
Situado no coração histórico de Paris, o bairro Le Marais (o pântano) era uma zona pantanosa antes se tornar um dos distritos mais cosmopolitas e da moda de Paris.
Depois da construção da Praça Royale (atual Place des Vosges), a zona começou a atrair as classes mais altas da sociedade, que construíram as residências e palacetes mais extravagantes. Hoje em dia ainda é possível ver alguns deles, transformados em museu, como é o caso do Museu Carnavalet, o Museu Picasso, o Museu Cognacq-Jay e a Casa de Victor Hugo.
Atualmente o bairro continua sendo uma zona muito agradável e tranquila na qual se pode encontrar uma grande variedade de restaurantes e lojas. Na zona reside a maior comunidade judia da Europa, além de ser o bairro gay da cidade.
Place des Vosges
Inaugurada em 1612 com a festa de celebração do matrimônio entre Luís XIII e Ana de Habsburgo, a Praça de Vosges é a praça mais antiga de Paris.
Com um tamanho de 127x140 metros, a praça está rodeada por um conjunto de 36 pavilhões de ladrilho vermelho construídos de forma simétrica. No centro da praça há um agradável jardim repleto de tílias, decorado com algumas fontes e uma estátua equestre de Luís XIII.
No térreo dos pavilhões há cafés e diferentes lojas de arte.
A Casa de Victor Hugo
No número 6 da Place des Vosgues está a construção que foi a residência da casa de Victor Hugo entre os anos 1832 e 1848. Trata-se de um apartamento organizado seguindo as três principais etapas que articularam a vida do escritor: sua história antes, durante e depois do exílio.
O apartamento está perfeitamente decorado e mobiliado e oferece visita gratuita, por isso você pode dedicar alguns minutos para conhecê-lo.
Lugares próximos
Museu Carnavalet (176 m) Museu Cognacq-Jay (349 m) Museu Picasso (481 m) Île Saint-Louis (729 m) Centro Pompidou (1 km)