O que ver em Paris
A Cidade Luz oferece inúmeros lugares para visitar e lugares para se perder. Descubra aqui as melhores atividades e visitas para fazer em Paris.
Romântica, boêmia, fotogênica... A capital francesa tem esse "je ne sais quois" que apaixona milhões de visitantes todos os anos. Monumentos com muita história, museus repletos de arte, parques urbanos e bairros encantadores são os protagonistas da Cidade da Luz. Se você não sabe o que fazer em Paris, vamos ajudá-lo a descobrir neste guia completo.
Torre Eiffel
Subir na Torre Eiffel é praticamente obrigatório. O monumento foi construído para a Feira Mundial de Paris de 1889, mas foi duramente criticado desde o início. O projeto inovador de Gustave Eiffel estava prestes a ser demolido por prejudicar a estética da cidade. Curioso, não é?
No entanto, seu uso como antena de transmissão durante o século XX salvou o monumento da demolição. E, com o tempo, a torre começou a ganhar fama como um dos melhores mirantes do país. Nesse contexto, a sobrevivência da Torre Eiffel já estava garantida.
Para visitar este monumento tão icônico da França, você pode escolher entre diferentes tipos de entradas:
Você também pode participar de uma visita guiada à Torre Eiffel ou comprar um ingresso combinado com um cruzeiro no rio Sena. E se o seu sonho é desfrutar de uma noite agradável no restaurante da Torre Eiffel, não hesite em reservar um almoço ou jantar no Madame Brasserie - a vista está mais do que garantida!
Museu do Louvre
A Gioconda, mais conhecida como Mona Lisa de Da Vinci, A Liberdade guiando o povo de Delacroix, a Vênus de Milo, a Vitória de Samotrácia e muitas outras obras de arte se destacam em um dos museus mais importantes e famosos do mundo. O Louvre abriga um extenso catálogo de quadros, esculturas, peças arqueológicas e decorativas de grande valor.
O Egito Antigo, a Grécia Clássica, o Renascimento e muitos outros períodos históricos e artísticos estão presentes nessa coleção que abriga quase 500 mil obras. Devido ao seu vasto tamanho, a melhor maneira de conhecer os pontos imperdíveis dessa incrível exposição é participando de uma visita guiada ao Museu do Louvre. Você vai perder?
Catedral de Notre Dame
Localizada na Île de la Cité, a Catedral de Notre Dame é outro dos pontos turísticos icônicos de Paris. Ela foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco e é um dos templos góticos mais antigos do mundo. De fato, suas origens remontam ao século XII, tendo sobrevivido a guerras e incêndios devastadores.
Muitos eventos históricos importantes foram realizados dentro de suas paredes, como a coroação de Henrique VI da Inglaterra e de Napoleão Bonaparte e a beatificação de Joana d'Arc. A igreja também foi retratada em inúmeras séries e filmes, incluindo o lendário filme da Disney, O Corcunda de Notre Dame.
Para conhecer todos os segredos desse monumento, recomendamos reservar o tour pelo exterior da catedral de Notre Dame.
A Conciergerie
A poucos passos da Catedral de Notre Dame está a Conciergerie, um edifício que já teve diversos papéis durante os séculos, servindo de residência da monarquia francesa até prisão estadual. A Conciergerie tinha a reputação de ser uma das prisões mais severas do mundo e, entre seus presos mais notáveis, estava Maria Antonieta, a última rainha da França.
Para explorar a fortaleza, você pode reservar o ingresso da Conciergerie ou optar por um cartão turístico que inclui esse passe junto com outros monumentos da cidade. O Pass Marie-Antoinette ou o Go City Paris Pass são ótimas opções.
Sainte-Chapelle
A catedral de Notre Dame, A Conciergerie e... a Sainte-Chapelle! Os três são pontos turísticos importantes para visitar em Paris e estão a uma curta distância um do outro na Île de la Cité.
A Sainte-Chapelle é outra das joias góticas de Paris. Ela foi construída no século XIII para abrigar a coroa de espinhos de Jesus e outras relíquias e, por esse motivo, sua decoração é muito requintada, especialmente os vitrais.
Uma ótima dica para economizar dinheiro em Paris é reservar ingressos combinados para visitar mais de um monumento no mesmo dia. Nesse caso, recomendamos optar pelo ingresso da Sainte-Chapelle e da Conciergerie.
Quartier Latin e o Panteão
Perto da Ile de la Cité fica o Quartier Latin. Essa área é notável por seu estilo de vida animado, repleto de restaurantes e cafés com terraços, ideal para recarregar as baterias em uma ótima atmosfera!
Quanto ao seu patrimônio monumental, vale a pena mencionar o Panteão de Paris. Esse edifício neoclássico, datado do século XVIII, é o local de descanso eterno de várias figuras políticas e culturais francesas. Aqui você encontrará os túmulos de Voltaire, Rousseau, Victor Hugo, Marie Curie e Jean Monnet, entre outros.
Se você quiser visitá-lo, não hesite em reservar seu ingresso para o Panteão de Paris. Você evitará filas nas bilheterias e problemas de disponibilidade devido à lotação.
Arco do Triunfo e Champs-Élysées
E quem não gostaria de subir no Arco do Triunfo? Localizado em uma extremidade da avenida Champs Elysées, esse é outra visita obrigatória para fazer em Paris. O monumento foi encomendado por Napoleão Bonaparte em 1806 para homenagear os soldados franceses. Concluído em 1836, o arco possui 50 metros de altura e é decorado com relevos que representam batalhas e figuras alegóricas.
Dentro do arco está o Túmulo do Soldado Desconhecido, com uma chama eterna acesa diariamente. O monumento é um local de desfiles militares e celebrações, especialmente no Dia da Bastilha. Para mergulhar em seu passado e apreciar as vistas que o monumento oferece de Paris, recomendamos estas duas atividades:
Você também pode aproveitar o fato de estar nessa área da capital para passear pela Champs Elysées, uma longa avenida que abriga um número infinito de restaurantes e marcas de luxo. Na extremidade oposta ao Arco do Triunfo, encontra-se a Place de la Concorde, a segunda maior praça da França, que abriga um obelisco egípcio com mais de 3.000 anos.
Montmartre, do Moulin Rouge a Sacré Coeur
Outro bairro parisiense que vale a pena visitar é Montmartre, uma área boêmia que está intimamente ligada à arte há muito tempo. Pintores como Van Gogh, Monet, Renoir e Picasso viveram ou trabalharam nessas ruas, e ainda é possível ver dezenas de artistas com suas telas entre uma praça e outra.
No entanto, Montmartre adquiriu uma reputação um tanto controversa no século XIX, quando inúmeros bordéis e cabarés começaram a proliferar. Alguns desses lugares, como o lendário Moulin Rouge, se tornaram uma atração na área ao longo dos anos, assim como a Basílica de Sacré-Coeur, construída entre 1875 e 1923. Para explorar o distrito e aproveitar por completo, você pode optar pelas seguintes atividades:
Les Invalides
Para visitar Les Invalides, é preciso comprar um ingresso para o Musée de l'Armée, pois o complexo é formado por diferentes edifícios e salas. Trata-se de um antigo hospital e residência para soldados aposentados que agora abriga várias exposições.
O monumento é famoso por abrigar o túmulo de Napoleão Bonaparte, localizado dentro da Catedral de Saint Louis, e por ter uma das maiores coleções de armas do mundo.
Ópera Garnier
Outro ponto icônico que não pode faltar nessa lista de monumentos para ver em Paris é a Ópera Garnier. Esse edifício neobarroco foi erguido no século XIX por ordem de Napoleão III. Seus camarotes, caixas, escadarias e foyers chamam a atenção por sua decoração exagerada. É, sem dúvida, um dos mais belos teatros do mundo.
Para conhecer esse impressionante monumento, adquira um um ingresso oficial para a Ópera Garnier. Será uma experiência inesquecível!
Centro Pompidou
Não muito longe da Ópera Garnier, a menos de 15 minutos de transporte público, fica o Centro Pompidou, outro dos museus para visitar em Paris. Ele tem uma das melhores e mais extensas coleções de arte moderna e contemporânea do mundo. Pintores do porte de Picasso, Kandinsky e Miró se destacam em suas salas.
Se quiser visitar a exposição, tudo o que precisa fazer é reservar seu ingresso para o Centro Pompidou e começar a apreciar sua arte.
Galerias Lafayette
As Galerias Lafayette são uma das lojas de departamento mais importantes de Paris e, desde 1895, é um símbolo de compras de luxo na capital. Conhecidas por sua magnífica cúpula neobizantina de vidro e ferro de 43 metros de altura e seus interiores opulentos, oferecem uma vasta seleção de produtos de moda de alta qualidade, incluindo marcas de luxo internacionais.
A loja também possui uma seção gourmet e organiza eventos de moda e exposições. O terraço oferece vistas panorâmicas de Paris. Com filiais globais, as Galeries Lafayette são um ícone de elegância e sofisticação na moda parisiense.
Catacumbas de Paris
As Catacumbas de Paris são misteriosas, enigmáticas e arrepiantes galerias subterrâneas que abrigam os restos mortais de cerca de seis milhões de pessoas. Seus corpos foram transferidos para esses túneis no século XVIII, em uma tentativa de combater os problemas de superlotação nos cemitérios parisienses em épocas de epidemias.
A visita pública cobre cerca de 2 quilômetros dos mais de 300 quilômetros de túneis. Com uma temperatura constante de 14°C, as catacumbas oferecem uma visão fascinante e sombria da história de Paris e suas práticas funerárias. Os ossos humanos estão dispostos para criar paredes e passagens de uma forma realmente incomum. Você vai se surpreender!
Palácio de Versalhes
Está se perguntando o que fazer perto de Paris? A menos de uma hora do centro da cidade fica Versalhes, uma parada popular entre os viajantes que visitam a capital francesa. Essa pequena cidade abriga um dos mais belos palácios do mundo, que também foi declarado Patrimônio da Humanidade.
Essa antiga residência real é cativa a todos os seus visitantes graças à sua decoração cuidadosamente projetada e aos seus 800 hectares de extensos jardins repletos de fontes, lagos e estátuas. Cada canto é digno de uma foto.
Para visitar esse ícone francês, você pode reservar o ingresso do Palácio de Versalhes, uma visita guiada ou, se você não sabe como chegar ao local, uma excursão ao Palácio de Versalhes de ônibus ou de trem.
Disneyland Paris
Encerramos esta lista do que fazer em Paris com outro lugar localizado nos arredores da cidade. Um parque de diversões onde os sonhos de jovens e adultos se tornam realidade. Sim, não poderíamos estar falando de outro lugar que não fosse a Disneyland Paris®, um complexo que sempre aparece em todas as listas de planos em Paris com crianças.
Espetáculos musicais, desfiles com grandes carros alegóricos, passeios para liberar a adrenalina, encontros com personagens muito queridos... É pura fantasia! Leve em conta que, dependendo dos dias em que você for ao parque, há diferentes tipos de ingressos disponíveis:
- Ingresso da Disneyland® Paris
- Ingresso de 2 dias da Disneyland® Paris e Walt Disney Studios®
- Ingresso de 3 ou 4 dias da Disneyland® Paris e Walt Disney Studios®
Caso você não saiba como ir ao parque saindo de Paris, pode reservar a excursão à Disneyland Paris, que inclui transporte e ingressos. O que mais se pode pedir?